CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Produção industrial no Amazonas tem terceiro maior crescimento do Brasil, diz IBGE

  1. Principal
  2. Notícias

11/01/2017

A produção industrial do Amazonas voltou a registrar resultados positivos, em novembro, crescendo 4,3% na comparação com o mesmo mês de 2015. A produção local obteve o terceiro maior crescimento do Brasil no comparativo entre novembro e outubro, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O aumento no ritmo da produção industrial nacional na passagem de outubro para novembro de 2016 (0,2%) foi acompanhada por cinco dos 14 locais pesquisados, entre eles o Amazonas. A produção do Amazonas havia caído 2,3% entre setembro e outubro.

Nesta nova pesquisa, o Amazonas se recuperou e cresceu 4,4%, entre outubro e novembro. Este foi terceiro melhor resultado do País.

A produção industrial também cresceu entre novembro de 2016 e do ano anterior, com um índice positivo de 4,3%, o quarto melhor do Brasil.

Já no acumulado de janeiro a novembro, o resultado é o segundo pior do País, com uma retração de 11,7%. Pior que o Amazonas, só o Espírito Santo, com índice de 20,3% de queda. O Estado do Sudeste também está à frente do Amazonas na taxa industrial acumulada nos últimos 12 meses, com retração de 20,1%. Neste quesito, o Amazonas tem produção acumulada negativa de 13,3%.

Território brasileiro

Dos locais pesquisados, oito registraram queda na passagem de outubro para novembro como a Região Nordeste (-5,2%) e Pernambuco (-4,9%), os piores do País neste quesito. Já os maiores avanços no período foram do Pará (6,6%), Minas Gerais (5,9%), além do Amazonas (4,4%).

Na comparação com novembro de 2015, nove dos 15 locais pesquisados apontando resultados negativos. Goiás obteve a queda mais acentuada, com 16,6%. Segundo o IBGE, o recuo está relacionado à queda na produção dos setores de produtos alimentícios e de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (álcool etílico). Pernambuco (-6,4%), Bahia (-5,4%), Espírito Santo (-4,5%) e Ceará (-4,4%) registraram outros resultados mais intensos.

Fonte: Portal D24am.com

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House