CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Polo de Duas Rodas espera queda na produção de motos para o exterior em 2019

  1. Principal
  2. Notícias

13/12/2018

Notícia publicada pelo portal D24AM

Uma queda de 30% na produção de motos para o exterior, em 2019, é esperada pelas empresas do Polo de Duas Rodas de Manaus, segundo divulgou nesta quarta-feira (12), a Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Maior comprador do produto produzido no Polo Industrial de Manaus (PIM) no exterior, a Argentina já inuenciou a queda de 14,4%, na produção para venda neste ano, por causa da crise enfrentada, conforme informou o presidente da Abraciclo, Marcus Ferminian. “A Argentina com as crises econômicas do país e a desvalorização do câmbio tem atrapalhado o setor”, disse o presidente.

Sofrendo os reexos do momento econômico da Argentina, que consome cerca de 70% do produto ‘tipo exportação’, as vendas no mercado internacional apresentaram uma redução de 12,9% no acumulado de janeiro a novembro, com a comercialização de 65 mil unidades, contra 74,6 mil no mesmo período do ano passado, segundo os dados da Abraciclo.

Mercado brasileiro melhora

Se no mercado internacional as vendas e a projeção de produção caíram, o que segurou o Polo de duas Rodas, em 2018, foi o mercado brasileiro. De acordo com o Ferminian, o mercado nacional se aqueceu e consumiu a fabricação que, antes, era destinada a exportação.

Essa é a primeira vez, desde 2011, que a indústria do setor cresce. Segundo a associação, a produção deste ano está no mesmo patamar de 2004. “A diferença é que os custos para a produção estão muito maiores, então retomamos a produção de 2004, mas com custos mais altos, entende?” disse Ferminiam.

A movimentação na economia brasileira fez, segundo ele, aumentar a produção para o mercado nacional em 19% de janeiro a novembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2017. Saíram das fábricas do Amazonas 968,8 mil unidades até novembro, contra as 813,8 mil produzidas de janeiro a novembro de 2017.

Foram produzidas 90,1 mil motos em novembro, um aumento de 8,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. No período mais curto deste ano, comparando com outubro a novembro, uma queda de 10,9% foi registrada na produção do mês de novembro.

Projeção cautelosa

Apesar dos números positivos no acumulado, Ferminian lembrou que a fabricação ainda está abaixo da capacidade das fábricas instaladas na Zona Franca de Manaus. Mas o ano de 2019 ainda leva a uma projeção mais cautelosa para a produção do PIM, segundo Ferminian.

O acréscimo na produção deve ser de 4,1% para 2019, quando a expectativa de fabricação será de 1,08 milhão de motos, mesmo com o aquecimento do mercado interno. A projeção para 2019 foi mais tímida que a deste ano, que previa um crescimento de 10% e registrou aumento final na produção de pouco mais de 17%, segundo o presidente da Associação está ligada a mudança de governo.

Para o presidente da associação, a expectativa pelas reformas previstas no País e a mudança de governo estão entre os fatores que inuflenciaram a projeção tímida do próximo ano. Segundo ele, a situação política econômica do país “vai ditar a reserva de dinheiro para compras planejadas do consumidor”.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House