CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

PIM paga a energia mais cara do Brasil

  1. Principal
  2. Notícias

24/11/2017

Reportagem publicada pelo Jornal d24am

O Polo Industrial de Manaus (PIM) paga a maior tarifa de energia elétrica do Brasil. A informação foi divulgada, nesta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, deputado Luiz Castro (Rede).

O deputado informou, ainda, que apesar do Amazonas estar fora da cobrança de bandeira tarifária por decisão da Justiça Federal, os consumidores de energia residencial do Amazonas vão passar a pagar, a partir do próximo mês, a oitava maior tarifa do Brasil.

O parlamentar afirmou que vai encaminhar à Mesa Diretora da ALE, uma indicação solicitando que o Legislativo estadual procure a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para rever os preços cobrados no Amazonas. O deputado também vai encaminhar a indicação à bancada do amazonense no Congresso Nacional, para que, em Brasília, os parlamentares tomem alguma providencia.

"A ALE tem que, pelo menos, de forma simbólica, defender uma posição junto a Aneel para uma mudança nos conceitos de tarifa elétrica em relação à região Amazônica onde a maioria dos consumidores são de baixa renda. A assembleia não tem o poder jurídico que o Congresso Nacional tem, mas não podemos ser omissos", disse.

Castro afirmou que o esforço do Estado para se interligar a Usina Hidrelétrica de Tucurui, não trouxe resultados econômicos para os consumidores do Amazonas que, segundo ele, são os mais prejudicados entre todos os Estados do Brasil.

"Todo esforço feito para interligar a nossa energia ao sistema de Tucuruí não nos rendeu nada do ponto de vista econômico. O prejuízo para o PIM é enorme, que paga mais do que a indústria dos outros Estados", ressaltou o deputado ao destacar que de 2014 a 2017, a inflação foi de 25,58%, e o reajuste residencial foi de 88%, e na tarifa industrial o reajuste foi 104%, nesse período fazendo a tarifa industrial do Amazonas ser a mais cara do Brasil e a tarifa residencial a oitava mais cara do País.

O último reajuste na tarifa de energia do Amazonas foi no dia 1° deste mês de novembro. Os consumidores atendidos pela Amazonas Distribuidora de Energia (AME) tiveram as tarifas reajustadas em mais de 12%. Os percentuais foram aprovados pela Aneel. A concessionária atende, aproximadamente, 968 mil unidades consumidoras localizadas no Amazonas.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House