CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Manaus é a primeira capital do Norte e Nordeste em retomada do mercado de trabalho

  1. Principal
  2. Notícias

16/10/2019

Notícia publicada pelo site Portal do Holanda

Manaus é a quinta capital brasileira em empregabilidade formal, de acordo com o levantamento feito pela consultoria Tendências, realizado junto ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a pedido do jornal “O Globo”. O fator preponderante para que a capital amazonense alcançasse essa posição no ranking é atribuído ao equilíbrio fiscal do município, segundo economistas que analisaram a pesquisa.

A pesquisa apontou um aumento de vagas com carteira assinada em 14 capitais brasileiras, levando em conta o saldo entre admissões e demissões, no período de janeiro a agosto. Em Manaus, esse saldo foi de 8.558 postos de empregos formais, número que a deixou atrás apenas de Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo.

Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, há dois grandes empregadores na capital: o Polo Industrial de Manaus e a prefeitura. “Ao mesmo tempo em que tivemos queda nos postos de trabalho do Distrito Industrial, Manaus se fortaleceu institucionalmente e ampliou sua capacidade de investimentos, que este ano irá superar o R$ 1 bilhão, resultando na criação de milhares de novos postos de trabalho com carteira assinada”, disse.

Para se ter uma ideia, somente nas obras que integram o pacote em homenagem aos 350 anos de Manaus já são quase 3 mil empregos diretos e outros milhares de indiretos. São ações em infraestrutura viária, habitação, requalificação do centro histórico, construção de escolas, recuperação ambiental e outras.

“Nossa organização vai além deste governo, que também deve fechar 2020 com mais de R$ 1 bilhão em investimentos. Com o nosso ‘Planejamento Estratégico Manaus 2030’, deixaremos – do ponto de vista orçamentário – programas e metas muito bem desenhadas aos nossos sucessores, para tornar a capital da Amazônia muito mais madura e respeitada”, avaliou Arthur Neto.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House