Notícias


Inovação e ciência na Amazônia

Notícia publicada pelo jornal Acrítica

Com a proposta de abordar as interações entre quem faz ciência e quem capta os resultados obtidos pelas pesquisas para transformar em novos investimentos no país, será realizado nos dias 6 e 7 de junho a 2ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia. O evento será realizado no Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). A entrada é gratuita e acontece de 8h as 18h, nos dois dias.

A conferência é promovida e organizada pelo Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) da Amazônia Ocidental (Arrano Amoci). Com sede no Inpa, o Amoci é composto por 23 integrantes, entre instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas, fundações e incubadoras de empresas localizadas nos estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia.

"Nosso objetivo com a Conferência é capacitar os integrantes do Amoci na cultura e prática da propriedade intelectual, transferência de tecnologias, empreendedorismo e inovação no âmbito as instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa da Amazônia", disse a coordenadora do Arranjo Amoci, a economista com mestrado em propriedade intelectual e inovação Noélia Falcão, que também é coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação do Inpa e Diretora de Comunicação do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).

A inscrição pode ser feita no endereço eletrônico: arranjoamoci.org/2-onferenciainternacional, onde também pode consultada a programação, que conta com palestras, mesas redondas e painéis com nomes relevantes da pesquisa nacional.

O primeiro dia ainda conta com uma palestra sobre um tema atual: a Inovação Frugal, responsável por tornar produtos e serviços mais simples e mais baratos, fazendo com que eles sejam acessíveis a um grupo maior de consumidores. O evento ainda contará com estandes de empresas selecionadas, que irão divulgar seus produtos e serviços, além de um coquetel de encerramento ao final do segundo dia.

Fique Informado