CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Industriais do Ano celebrados pela FIEAM e CIEAM

  1. Principal
  2. Notícias

26/05/2017

Reportagem publicada no Maskate

Os empresários Carlos Alberto de Souto Maior Conde e Roberto Benedito de Almeida receberam, nesta sexta-feira (26), no Clube do Trabalhador do Amazonas, o Diploma do Mérito Industrial 2017, respectivamente, como Industrial do Ano e Microindustrial Destaque do Ano. Na solenidade, que marca as comemorações do Dia da Indústria, no Amazonas, foram homenageados ainda o general Guilherme Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira, o político Amazonino Armando Mendes e a empresa Recofarma do Amazonas Ltda.

Entregue há 52 anos pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas em conjunto com o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), o Diploma, segundo o presidente da FIEAM, Antonio Silva, tem como principal critério os relevantes serviços prestados à causa do desenvolvimento da indústria amazonense. Desde 1965, figuram na galeria de homenageados nomes como Isaac Sabbá, Antonio Simões, Umberto Calderaro Filho, Mário Guerreiro, José Nasser e Nelson Azevedo dos Santos.

Microindustrial

Há 63 anos, a madeira faz parte da vida de Roberto Benedito de Almeida, 72, o Microindustrial Destaque do Ano. O proprietário da RB Almeida, fabricante e restaurador de móveis em geral, ainda concilia suas atividades empresariais com a de presidente do Sindicato da Indústria de Marcenaria de Manaus e de 2º secretário na diretoria atual da FIEAM.

A RB Almeida produz e recupera móveis em geral, tendo no seu portfólio 27 linhas de sofás. Dedicado à marcenaria desde os 9 anos de idade, o empresário gosta de lembrar que um dos momentos marcantes de sua vida profissional foi a participação na reforma dos móveis do Teatro Amazonas na década de 70, época em que o governador era João Walter de Andrade.

Medalhas do Mérito

O ex-governador do Estado e ex-prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, e o general Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, ex-comandante Militar da Amazônia, foram homenageados pela FIEAM, na festa Industrial do Ano, nesta sexta-feira, com a Medalha do Mérito Industrial Moysés Israel. Agora com o nome do fundador da Federação, a medalha é concedida a cada dois anos.

Carioca, 62 anos, o general Theóphilo Gaspar de Oliveira, que atualmente comanda a Logística do Exército, em Brasília, diz que servir na Amazônia é um privilégio, mas lutar por seu desenvolvimento sustentável é uma obrigação. “Todos os elementos (da Amazônia) geram riquezas que podem proporcionar o desenvolvimento socioeconômico da região, desde que explorados de uma forma que não comprometa o equilíbrio ecológico”, diz.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House