CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Importância do Curso de Economia

  1. Principal
  2. Notícias

20/07/2018

Por Jorge Campos*

As organizações estão inseridas em ambiente mercadológico permanentemente dinâmico, portanto, em constante mutação. Essa característica mercadológica impõe às empresas um processo de adequações, no qual elas precisam saber aprender, aprender a desaprender e aprender novamente para que se mantenham vivas em seu ambiente de negócio. Exemplo disso foram as mudanças impostas no século XVIII com a Primeira Revolução Industrial, com a máquina a vapor e as ferrovias.

A Segunda Revolução Industrial, com a utilização da energia elétrica e a linha de montagem. Já a Terceira Revolução Industrial, a partir de 1960, com a aplicação de recursos computacionais nos processos industriais e, por fim a Quarta Revolução Industrial, com o marco em 2011, caracterizada pela digitalização e conectividade dos processos organizacionais (internet, robótica, nanotecnologia, biotecnologia).

Nesse contexto, a profissionalização da gestão organizacional passa pelo adequado entendimento das variáveis que compõem o ambiente de negócio da empresa, dentre eles: fornecedores, transportadores, colaboradores, investidores, governos, prestadores de serviços, atacadistas, varejistas e consumidores, bem como fatores do ambiente político, social, tecnológico, econômico, demográfico e ambiental.

Esta é uma função do economista. Prover a gestão com as informações necessárias, para a correta tomada de decisão. Observa-se que em ambientes onde cenários se constroem e se destroem rapidamente, torna-se importante o desafio de entender o cenário atual e fazer as previsões futuras, com objetivos e metas em curto, médio e longo prazo. Reitera-se que é neste cenário que atua o economista.

Logo se pode perguntar: qual dever ser o perfil desse profissional estratégico para o sucesso da empresa? Talvez possamos aludir o perfil gerencial aceito na Li & Fung, onde o gestor deve estar “vestido com roupa de safari, com um artigo na mão e de posse de notebook” ou um profissional que domine vários idiomas e que seja estratégico, ético, dinâmico e que saiba trabalhar em ambiente de conflito e sob pressão, que esteja antenado ao mercado financeiro e às questões políticas ou quaisquer fatos que gere um fenômeno econômico. Assim, fica evidente a importância de um curso de Ciências Econômicas para o equilíbrio do tecido social na medida em que disponibiliza, ao mercado, profissional com perfil dessa magnitude.

*Coordenador do Curso de Economia/Ufam

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House