Notícias


Gestão Exemplar

Antonio Silva

Presidente da FIEAM

e-mail: presidencia@fieam.org.br

Hoje a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) vai prestar homenagem
aos 40 anos do Programa Barco-Escola Samaúma.

Este programa já transformou a vida de inúmeras famílias, atendendo 65 municípios em toda a Amazônia, qualificando mais de 60 mil pessoas.

Nesta oportunidade, quero falar também um pouco das ações sociais do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), principalmente do trabalho do SESI e SENAI.

Essas instituições são custeadas com recursos das empresas, administrados com eficiência, com absoluta transparência orçamentária e ótimos resultados.

Dentre as atividades do SESI desenvolvidas em 2018, destacamos a realização de 1.644 matrículas em Educação Infantil; 1.812 no ensino Fundamental; 173 no Ensino Médio; 2.517 na Educação de Jovens e Adultos e; 5.547 na Educação Continuada.

Na área da Saúde realizou 44.970 atendimentos; 129.472 atendimentos em Especialidade Médica; 73.057 atendimentos no Auxílio ao Diagnóstico; 91.807 atendimentos em Saúde Bucal e; SESI Ginástica na Empresa atendendo 219 entidades, num total de 17.997 pessoas. Na Cultura, Esporte e Lazer no Clube do Trabalhador, foram realizados 14.449
atendimentos; 4.695 participantes de Atividades Física e Esportiva e 75.858 no Programa de Promoção da Saúde.

Do SENAI, destacamos 18.850 matrículas nos cursos de Iniciação, Aprendizagem Industrial, Qualificação, Aperfeiçoamento e Especialização, bem como cursos Técnicos.

Obteve em 2018 o 3º lugar no resultado nacional de avaliação dos cursos Técnicos, com aproveitamento geral de 89,2% e obteve o 1º lugar nos cursos de Automação Industrial e Mecatrônica. Iniciou no ano passado cursos de desenvolvimento na Indústria 4.0, como: Programação Móvel para Internet das Coisas- IoT; Explorando o BIG DATA e; Conectando a Indústria Avançada. O SENAI desenvolveu parcerias com diversas instituições, como: Gree do Brasil, com laboratório implantado na Escola SENAI Antônio Simões; Seja Digital, treinamento para 240 alunos na instalação de equipamentos para recepção de TV Aberta

Digital, Antena e Conversor; Eletrolux, montagem de laboratório para formação de técnicos; Prefeitura Municipal de Manaus, com oferta de 110 vagas em cursos de Big Data, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial e Ciber segurança; Exército Brasileiro, apoio no estágio prático aos membros do Segundo Grupamento de Engenharia, do curso Técnico em Edificações.

Na verdade, o espaço é curto para relacionar todas as atividades realizadas para proporcionar saúde e educação à classe trabalhadora, principalmente aquela parcela da população mais carente.

O SESI e o SENAI prestam contas à sociedade por meio de sites de transparência no Portal da Indústria, com informações detalhadas sobre as aplicações de recursos que são repassados pelas empresas. Para o exercício 2019, o orçamento do SESI é de R$ 126.622.000,00 e o do SENAI é de R$ 86.800.000,00.

Recursos que serão empregados na saúde, lazer e qualificação do trabalhador.

Fique Informado