Notícias


FIEAM destaca atuação do CMA em homenagem ao general Nardi

Fonte: Site FIEAM

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, destacou ontem o papel decisivo do Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar da Amazônia (CMA), na segurança e preservação da região, que representa 60% do território brasileiro, durante cerimônia realizada na sede da entidade da indústria, nesta quinta-feira, 23, em homenagem ao general de Exército, César Augusto Nardi de Souza, que na próxima segunda-feira (27) fará a passagem de comando do CMA para o novo comandante, o general Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira.

Para uma plateia formada por representantes das Forças Armadas, representantes de entidades de classe, autarquia e empresários, Silva falou sobre o importante papel que o CMA exerce na região que possui 9.925 quilômetros e faz fronteira com a Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia, englobando os estados do Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre, o que totaliza, segundo ele, mais de 2 milhões de quilômetros quadrados e 151 municípios.

“Essa é a realidade do CMA hoje. A FIEAM tem a grande satisfação de realizar esta cerimônia em mão dupla, na homenagem ao general de Exército César Augusto Nardi de Souza, que encerra o seu ciclo à frente do CMA, e dar boas-vindas ao também General Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, que vai começar o seu ciclo de comando”, disse Silva.

Em homenagem ao general Nardi e aos anos dedicados à Amazônia, o presidente da FIEAM, Antonio Silva, entregou placa de agradecimento, pela articulação estabelecida com os vários segmentos em prol da segurança e desenvolvimento sustentável. O general Nardi, que está em transferência para Brasília a partir da próxima segunda-feira, 27, se disse grato às amizades e laços firmados ao longo de dois anos no comando do CMA em Manaus.

“Estarei à disposição no Ministério da Defesa, em Brasília, onde vou fixar residência, sempre com o mesmo objetivo que tinha aqui antes. Se os militares normalmente já têm esse vínculo forte em defesa da Amazônia, por conhecê-la bem, aqueles que servem aqui têm isso redobrado, porque veem de perto a realidade da Amazônia, suas necessidades e valores de quem vive aqui”, relatou Nardi.

O comandante do CMA ressaltou ainda o trabalho feito pela FIEAM e demais entidades de classe, em defesa do desenvolvimento do Estado. “O trabalho dos senhores é notório e muito sério, e é essa a imagem que eu sempre vou procurar levar para aqueles que não conhecem a Amazônia, mostrar nossa realidade e o trabalho que é feito aqui no dia a dia”, contou ele.

O novo comandante militar da Amazônia, General Theophilo, também esteve presente no evento e agradeceu pela receptividade recebida ao longo da semana dos representantes estaduais, e enfatizou que pretende dar continuidade em Manaus ao relacionamento que já mantém junto as Federações das Indústrias de outros estados brasileiros.

“Todos os lugares por onde eu passei tive um grande relacionamento com as Federações das Indústrias, quer seja em Marabá, onde comandei a brigada, ou em Fortaleza, onde comandei a região e mantive relação com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), sempre presente nas reuniões e estabelecendo amizade, como eu vejo que reina aqui no Amazonas também entre os empresários, a classe produtiva de uma maneira geral, o Exército e as Forças Armadas”, frisou Theophilo.

Nascido em Fortaleza (CE), o general de Exército é da turma de 1982 da Formação de Oficiais de Artilharia, da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende no Rio de Janeiro (RJ). Pós-graduado em Negociação pela Universidade Católica Argentina (UCA), Theophilo tem também MBA Executivo em Administração de Negócio, e em Gerenciamento de Projetos, ambos pela Fundação Getúlio Vargas.


Fique Informado