22/10/2018
Notícia publicada pelo Portal D24AM
Empresários de Manaus realizaram, na noite desta sexta-feira (19), a abertura da 34ª edição da ‘Barraca do Bixiga’ com um verdadeiro festival de pizzas. Anualmente, a iniciativa reúne o empresariado que atua de forma voluntária sendo garçons e pizzaiolos por um dia. O evento segue até este sábado.
Comemorada anualmente, a Barraca do Bixiga já angariou R$ 3,7 milhões. A meta
desta edição de 2018 é arrecadar R$ 300 mil. A renda é revertida para a Associação
de Pais e Amigos dos Excepcionais no Estado (Apae Amazonas).
Uma das convidadas especiais do
evento é Ionice Silva, presidente do
Instituto Ressoar, instituição que é
braço social da RECORD TV. O Ressoar
é parceiro do Consulado da Mulher
com o projeto ‘Mulheres
Empreendedoras’. “A Whirlpool
Corporation faz um trabalho muito
forte com elas e o Ressoar apóia com
divulgação sempre em Manaus”,
armou
Ionice. Sobre a festa, ela foi
categórica: “Estou amando. São muitos
animados”, acrescentou.
Representando a REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (RDC), o superintendente da empresa, Leandro Barreto, armou que os empresários retribuem, à sociedade, a partir da caridade. “A gente aprecia a iniciativa, porque é importante ajudar aqueles que precisam. Tudo que tiver para ser revertido para essa causa é importante”, disse Barreto.
‘Barraca do Bixiga’
Um dos fundadores da festa beneficente é o empresário Cid Fontana Lopez, que nasceu no tradicional bairro do Bixiga, em São Paulo. Em 1984, o engenheiro passou a trabalhar em Manaus como diretor de uma empresa no Polo Industrial de Manaus. Para matar a saudade das pizzas que costumava comer na capital paulista, o empresário construiu um forno à lenha na própria casa.
Com o passar dos anos, a ideia de fazer pizzas foi chamando a atenção de amigos,
chegando até a festa estruturada que é hoje. “Pizza sempre foi algo que eu gostei
muito. Começou numa brincadeira e cresceu muito mais do que a gente imaginava”,
armou
o engenheiro. De acordo com Cid, a meta de R$ 300 mil de arrecadação,
este ano, é para atingir a marca de R$ 4 milhões.
O também empresário Armando Ennes Vale Júnior é o coordenador dos 120 executivos voluntários que atuam na Barraca do Bixiga. “São médicos, engenheiros, donos de empresa e todos voluntários travestidos de garçon, chopeiro e pizzaiolo dedicando esse tempo para arrecadação para a Apae”, armou Armando, acrescentando que 1,3 mil convites foram vendidos antes do início do evento.
Além das pizzas, chopes e outras bebidas vendidas, a ‘Barraca do Bixiga’ conta com leilão de celulares, bingos com prêmios, como motocicletas no valor de R$ 15 mil. Neste sábado, a festa vai contar com um show da Rita Lee cover. A causa social é apoiada pela Manaus Ambiental.
O diretor-presidente da concessionária, Renato Médices, convidou os empresários a apoiarem a iniciativa. “Esse evento é muito importante para ajudar e eu aconselho para as empresas também se tornarem parceiros”, armou Médices.
O presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson
Périco, disse que o trabalho voluntário dos empresários dá certo porque tem o
propósito de ajudar. “Sem ninguém aparecer. A Barraca do Bixiga não tem um líder,
não tem um dono. É um evento de todos”, nalizou
o empresário