Notícias


Deputado sugere isenção de IPI e imposto de importação a carros elétricos

Notícia publicada pelo site EPBR

Guilherme Serodio

O deputado Daniel Freitas (PSL/SC) é autor de um projeto de lei que visa isentar de IPI e do Imposto sobre Importação os automóveis importados que tenham motor acionado exclusivamente por energia elétrica.

O texto do PL 4825/2019, protocolado na Câmara na semana passada, também garante incentivos fiscais temporários para veículos elétricos ou híbridos produzidos no Brasil. O PL isenta de IPI até o final de 2029 de veículos de passageiro ou uso misto, as chamadas station wagons, com motor que funcione a partir de indução eletromagnética ou híbridos, bem como baterias fabricadas para esses veículos.

Para o autor do projeto, o carros elétricos assumiram recentemente o status de símbolo da preservação ambiental e da luta contra o aquecimento global e têm no Brasil um grande mercado consumidor em potencial. Nas palavras de Freitas, a proposta em questão tem o objetivo de abrir o mercado brasileiro a esses veículos ao “afastar a incidência de tributos federais sobre os automóveis elétricos nacionais ou importados”.

O texto encaminhado à Mesa Diretora da Câmara ainda não teve sua tramitação definida.


De segunda a sexta, pela manhã, assinantes da newsletter Comece seu dia recebem por e-mail um briefing produzido pela agência epbr com os principais fatos políticos, notícias e análises sobre o setores de petróleo e energia.

Fique Informado