CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Coronel Menezes já tem plano de ação para o comando da Suframa

  1. Principal
  2. Notícias

18/02/2019

Notícia publicada pelo Jornal do Commercio

Nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) para comandar a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), o coronel Alfredo Menezes confirmou, ontem, que já está com 99% de toda a sua equipe escolhida para ocupar os cargos de primeiro e segundo escalão da autarquia, segundo a assessoria de imprensa do órgão. A nomeação do militar foi publicada na edição de sexta-feira (15) do DOU (Diário Oficial da União), onde consta decreto assinado por Bolsonaro.

A escolha do nome de Menezes, militar reformado, como o novo superintendente da Suframa saiu depois de muitas expectativas. Ele substitui o atual superintendente, a advogado tributarista e engenheiro de pesca Appio Tolentino, que comanda a Suframa desde 14 de junho de 2017. De acordo com a assessoria da Suframa, o coronel informou que irá à autarquia na próxima terça-feira (20), quando divulgará todo o seu quadro de pessoal que o auxiliará no cargo. A posse do coronel como novo superintendente deverá ocorrer até o final da próxima semana.

A nomeação do coronel Menezes agrada à indústria e já era esperada com grande expectativa pelo empresas do PIM (Polo Industrial de Manaus), segundo o presidente em exercício da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), Nelson Azevedo. De acordo com o empresário, o militar é visto pela classe empresarial do Amazonas como a grande esperança para resgatar a importância e a credibilidade da Suframa no cenário econômico nacional e também mundial. “É a oportunidade que temos para que a autarquia volte a ter a mesma influência do passado, atraindo muitos investimentos e viabilizando a instalação de novas empresas”, avalia ele.

Segundo Azevedo, o fato de a ZFM (Zona Franca de Manaus) – um projeto industrial bem-sucedido, na visão de analistas – ,ter sido criada pelo governo militar motiva o empresariado local a apostar que Menezes terá uma grande atuação à frente da Suframa. E some-se a isso a estreita relação existente entre o novo superintendente e o presidente Jair Bolsonaro, de quem foi padrinho de casamento, além de o coronel conhecer ainda com intimidadade as peculiaridades das necessidades regionais. “É um homem que prima pela disciplina e, portanto, tem todas as condições de reorganizar a Suframa”, diz o presidente da Fieam.

Azevedo acrescenta que o coronel Alfredo Menezes terá todo o apoio da classe empresarial do Amazonas para implementar as novas medidas na Suframa. “Queremos que a Suframa resgate a autonomia para aprovação de projetos e tenha a mesma importância financeira que teve após a sua criação pelo governo militar”, afirma o dirigente. “Estamos juntos, nós e o novo superintendente, para trazer dias melhores para o Estado do Amazonas”.

Professor e estudioso do modelo Zona Franca, o economista José Alberto Machado também compartilha da mesma avaliação de que o PIM será beneficiado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, também um capitão reformado, por ter sido criada por militares. E ainda o fato de ter ainda como vice-presidente o coronel Hamilton Mourão, que tem laços familiares com o Amazonas. “As expectativas são as melhores possíveis e esperamos que a ZFM volte a ser um projeto bem-sucedido”, avalia ele. Com doutorado em planejamento e jornalista por formação, o coronel Alfredo Menezes será o terceiro militar a ocupar a superintendência da Suframa desde a sua criação. O coronel Floriano Pacheco foi o primeiro em 1967 e o coronel Joaquim Pessoa Igrejas Lopes o segundo, em 1983.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House