CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Copa da Rússia aquece a produção de televisores

  1. Principal
  2. Notícias

18/09/2017

Reportagem publicada no Jornal Em Tempo

De olho nas vendas de fim do ano e para a Copa do Mundo de Futebol da Rússia, em 2018, a indústria amazonense intensificou a produção de televisores no PIM (Polo Industrial de Manaus).

Para dar conta da demanda, as fábricas aumentaram as contratações
no segundo semestre. O número de novos empregados para as linhas de produção deve chegar a 5 mil trabalhadores até o fim deste ano de 2017. Desse total, ao menos
30% já são efetivos e o restante de temporários.

O presidente do Sindmetal AM (Sindicato dos Metalúrgicos), Waldemir Santana, informa que os trabalhadores temporários devem atuar também na produção de celulares, computadores e condicionadores de ar, para atender a outra demanda sazonal, que diz respeito ao calor do verão que se aproxima, principalmente nos Estados do Sudeste. “Já firmamos 11 acordos com empresas que buscavam temporários para trabalhar no PIM e reforçar a mão de obra”, afirma.

Santana destaca que embora seja significativo, o número de contratações de temporários neste período ainda está abaixo do volume de contratações que era registrado em épocas anteriores à crise. Segundo ele, o PIM chegava a contratar quase 20 mil trabalhadores. “Mesmo com a queda acentuada, na atual conjuntura econômica, essas contratações são positivas para a indústria”, frisa.

O vice-presidente da Fieam (Federação das Indústrias do Amazonas), Nelson Azevedo, afirma que a produção do setor de eletroeletrônicos tem se destacado nesta época do ano. “Os televisores estão com produção intensa, exatamente para atender ao fim do ano e à Copa do Mundo de 2018”, salienta.Azevedo lembra também que, assim como os televisores, computadores e celulares são itens que estão com a produção aquecida. “O setor de eletrônicos apresenta sinal de estabilidade na produção. Como as empresas estão com seus estoques se esgotando, a partir de agora, começam a atender a pedidos para o fim do ano”, completa.

Uma das principais empresas do PIM, a LG se prepara com antecedência para abastecer o mercado para a Copa do Mundo da Rússia, principalmente no que diz respeito aos televisores de telas grandes e novas tecnologias. A empresa afirma que, historicamente, acontece uma mudança de sazonalidade nas vendas de televisores em detrimento do Mundial, que ocorre no meio do ano. “As porções de vendas entre o primeiro e o segundo semestre são de 45% e 55%, respectivamente. Em anos em que ocorre a Copa do Mundo, como será em 2018, essa sazonalidade é invertida para 55% no primeiro semestre e 45% no segundo”, afirma a companhia por meio de nota, sem revelar suas apostas

Aposta na tela grande
As empresas fabricantes de televisores apostam nos lançamentos e nas telas grandes para conquistar os consumidores. O gerente de produto da área de TV da Samsung Brasil, Guilherme Campos, destaca que a principal aposta da empresa é a nova categoria QLED - que contem tecnologia de imagem (Q Picture), estilo (Q Style) e experiência (Q Smart) -, além do portfólio Samsung de TVs UHD 4K, que não contém o subpixel branco, que prejudica a qualidade da imagem. “Estamos otimistas com relação ao mercado brasileiro. O ano de 2017 tem sido bom para a Samsung, especialmente para a divisão de TV, e estamos confiantes que podemos ir além em 2018”, diz o executivo. Tanto a Samsung quanto a LG não revelaram o volume de produção de televisores, mas confirmaram que a fabricação desse tipo de produto está aquecida nesta época do ano.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House