Notícias


Como as corporações e os ricos evitam impostos (e como pará-los)

Reportagem publicada pelo Jornal The New York Times

Os Estados Unidos perdem, de acordo com minhas estimativas, cerca de US $ 70 bilhões por ano em receita fiscal devido à mudança de lucros das empresas para paraísos fiscais. Isso é perto de 20% da receita de impostos corporativos que é coletada anualmente. Isso é legal.

Enquanto isso, cerca de US $ 8,7 trilhões, 11,5% do PIB mundial inteiro, é mantido no exterior por famílias ultra-saudáveis em um punhado de abrigos fiscais, e a maior parte não está sendo reportada às autoridades fiscais relevantes. Isto é ... não é tão legal.

Esses números representam uma enorme perda de recursos que, se coletados, poderiam ser usados para reduzir os impostos sobre o resto de nós ou gastos em programas sociais para ajudar pessoas em nossas sociedades.

Como eles fazem isso?

Por exemplo, não procure mais do que sua barra de pesquisa. Em 2003, um ano antes de ser público, o Google (agora um conglomerado multinacional conhecido como Alfabeto) iniciou uma série de movimentos que lhe permitiriam obter um tratamento fiscal favorável no futuro.

Fique Informado