CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Comissão aprova MP que revoga incentivos da indústria petroquímica

  1. Principal
  2. Notícias

15/08/2018

Notícia publicada pelo site Valor Econômico

Numa manobra, comissão mista do Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira a medida provisória (MP) 842, que revoga o Regime Especial da Indústria Química (Reiq). O governo destituiu o relator, deputado Eduardo Cury (PSDB-SP), que tentava há semanas fazer uma audiência pública sobre o tema, e indicou o deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), que leu o relatório e o aprovou em menos de cinco minutos.

O vice-presidente da comissão, deputado Leonardo Quintão (MDB-MG), disse que o relator teve três sessões para apresentar o parecer e não fez isso. "O regimento dá direito de substituir o relator nesse caso", disse.

A MP visa compensar o gasto com a desoneração do óleo diesel, uma das medidas adotadas pelo governo para acabar com a paralisação dos caminhoneiros em maio. A economia será de R$ 172 milhões este ano e R$ 740 milhões em 2019.

A proposta acaba com a isenção de PIS/Pasep e Cofins sobre a aquisição de etanol para empresas petroquímicas e revoga o regime especial para importação de nafta e de outros produtos por essas companhias.

'Jabuti'

Um "jabuti" aprovado na MP 836 deve beneficiar, com incentivos fiscais, quatro fabricantes de triciclos e quadriciclos com produção na Zona Franca de Manaus. A proposta não apresentou impacto financeiro da medida. A emenda é do deputado Pauderney Avelino (DEM-AM).

O parlamentar argumenta que triciclos e quadriciclos fabricados na região já tinham esse benefício, mas uma distorção mudou o enquadramento deles na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e passou a classificá-los como automóveis.

"Esse novo enquadramento provocou uma injusta elevação de carga tributária para a produção dos referidos bens, que concorrem no mercado com as motocicletas e não com os automóveis", afirmou o deputado, que diz que a mudança terá "reduzidíssimo impacto orçamentário-financeiro". A emenda teve apoio do governo para ser aprovada.

Segundo registro na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), quatro empresas produzem quadriciclos e triciclos na região hoje: Suzuki; AVA Industrial S.A (que fabrica motocicletas Kawasaki); Moto Honda da Amazônia; e Sociedade Amazonense Fabricadora de Veículos (Cofave), fabricante das motocicletas Kasinski.

Outro "jabuti" aprovado é emenda do próprio relator Pedro Fernandes para inserir a indústria moveleira na política de desoneração da folha de pagamentos até 31 de dezembro de 2020 com a justificativa de que esse setor emprega 283 mil pessoas em dez Estados. Não há, no parecer, estimativa do impacto financeiro dessa proposta.

Abiquim

O presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Fernando Figueiredo, acusa o governo de "passar o trator" para aprovar a MP sem discussão. "Destruíram a indústria química e dão incentivo para produção de triciclos na Zona Franca de Manaus para conseguir apoio", disse.

A associação ficou sabendo da destituição do relator na tarde de ontem e tentou conversar com ele para expor a posição do setor, mas diz que não teve espaço para isso. "O relatório veio pronto da Secretaria de Governo e ele só leu", afirmou.

Apesar da manobra, o governo terá um desafio para aprovar a MP. O texto perde a validade se não for aprovado por Câmara e Senado até 10 de outubro. Até lá ocorrerão, no máximo, duas semanas de votações em plenário.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House