CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Cieam espera fim da operação da Receita até sexta-feira para entrar com ação judicial

  1. Principal
  2. Notícias

21/07/2016

Após assembleia com os associados, o Centro da Indústria do Amazonas (Cieam) vai aguardar a definição das negociações entre os auditores fiscais da Receita Federal e o governo federal para entrar com uma ação judicial e garantir o acesso aos componentes importados retidos pelo Fisco durante a operação padrão iniciada na sexta-feira. Segundo o Cieam, aproximadamente 900 contêineres aguardam liberação no Porto Chibatão, principal porto privado de Manaus.

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) anunciou que vai esperar um documento oficial do governo federal para convocar nova assembleia e deliberar a continuidade da greve.

De acordo com o Cieam, caso a greve não termine até amanhã, os associados vão entrar com um mandado de segurança na próxima semana.

“Os dados do Porto Chibatão nos mostram que temos entre 700 e 900 contêineres retidos aguardando liberação, normalmente são 400 liberados por dia. A atividade está bastante fraca na liberação causando acúmulo de cargas no Chibatão, o recinto alfandegário está superlotado trazendo risco de paralisação das linhas de produção por falta de insumos”, alertou Périco.

O presidente do Sindifisco no Amazonas, José Jefferson Almeida, reiterou que toda a carga de primeira necessidade está sendo liberada normalmente. “Medicamentos e perecíveis seguem o trâmite normal, as demais cargas, quando nos dias da operação padrão, podem ser selecionadas”, disse Almeida.

Movimento continua

Representantes do Sindifisco Nacional estiveram, ontem, no Ministério da Fazenda e obtiveram a promessa de que o governo irá cumprir o acordo firmado com os auditores fiscais ainda em março deste ano para reajuste de 21,3% em quatro anos. Ainda assim, o movimento de paralisação dos funcionários - com operação padrão em portos, aeroportos e fronteiras - deve continuar.

Fonte: Portal D24am.com

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House