CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Blockchain precisa chegar na indústria ou vai se tornar inexpressiva, diz CEO do Alibaba

  1. Principal
  2. Notícias

21/09/2018

Notícia publicada pelo Portal do Bitcoin

Jack Ma, cofundador e CEO da empresa chinesa de comércio eletrônico, Alibaba Group, disse que Inteligência Artificial (AI), Tecnologia Blockchain e Internet das Coisas (IoT) podem se tornar inexpressivas se não atingirem a indústria manufatureira.

“AI, Blockchain e IoT serão tecnologia sem sentido, a menos que possam promover a transformação da indústria manufatureira e a evolução da sociedade em direção à inclusão nas novas tecnologias”, disse Ma durante sua participação na Conferência Mundial de Inteligência Artificial, em Xangai, na China, nesta segunda-feira (17).

A maioria das grandes empresas e governos consideram as três tecnologias a base para a construção da quarta revolução industrial. Somente a indústria manufatureira da China está avaliada em cerca de US$ 3,1 trilhões, além de EUA e outras grandes economias que no mesmo setor também geram vários trilhões de dólares.

Nos últimos anos, a indústria de fabricação inteligente cresceu exponencialmente à medida que grandes empresas de varejo começaram a explorar várias formas inovadoras de reduzir custos e melhorar a eficiência no processo de fabricação com tecnologias emergentes.

E, desta forma, essas indústrias começaram a eliminar erros manuais e caminharam em busca da perfeição dos hardwares e de uma produção mais eficiente através da robótica, mudando, assim, drasticamente seus maquinários.

Desde o surgimento do conceito de aplicação de sistemas descentralizados nas indústrias no início de 2016, muitas startups e fintechs estabeleceram seu foco na utilização do blockchain para reconstruir o sistema das cadeias de suprimento visando a imutabilidade, relata a CCN.

Em termos de escalabilidade e adoção, segundo o site, a tecnologia blockchain ainda está em sua infância, com redes peer-to-peer (P2P) públicas atualmente sendo capazes de lidar com cerca de 10 a 50 transações por segundo.

Além do setor financeiro, a manufatura continua sendo o maior mercado que as tecnologias emergentes podem atingir. AI, IoT e blockchain já foram testadas no setor manufatureiro, mas ainda não demonstraram todo o seu potencial.

De acordo com Ma, cujo patrimônio líquido é de US$ 35,9 bilhões, se o blockchain pode ser usado em grande escala como a tecnologia primária de processamento de dados descentralizado por empresas na indústria manufatureira, então os sistemas descentralizados verão a verdadeira adoção dominante fora do âmbito das finanças.

Ma é o maior investidor individual do Grupo Alibaba com 9% das ações. A empresa é responsável por 60% do volume de entregas no país.

Já existem existem projetos baseados no Ethereum (ETH), como o VeChain (VET), WaltonChain (WTC) e redes de prova de participação (proof-of-stake ou PoS) como Cardano e EOS que permitiriam que desenvolvedores e empresas construíssem aplicativos para promover a transformação da indústria de manufatura.

No entanto, as empresas têm que estar cientes que a princípio, considerando as fases de implementação, essas novas tecnologias ainda serão menos eficientes que as tradicionais plataformas centralizadas, pelo menos em suas fases iniciais.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House