CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Bancada busca mais apoio à ZFM com convocação de Paulo Guedes

  1. Principal
  2. Notícias

21/03/2019

Notícia publicada pelo Jornal do Commercio

Marco Dassori

As recentes iniciativas do Ministério da Economia estão mobilizando a bancada amazonense nas comissões da Câmara dos Deputados. A Cdeics (Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços), por exemplo, já avisou que vai convidar o titular da pasta, Paulo Guedes, para apresentar o planejamento do ministério nos próximos anos.

Aprovado por unanimidade, o convite foi feito a partir de requerimento apresentado pelo presidente da Comissão, o deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade-AM). A decisão foi tomada pela Cdeics em reunião ocorrida nesta quarta (20), no Plenário 5 da Câmara dos Deputados. Mas, a data para o comparecimento do ministro ainda será agendada.

“Queremos um espaço aberto para debater a política econômica com quem a desenvolve, dando ao parlamento a oportunidade de construir e cooperar com o Executivo e fortalecer ações fundamentais para a recuperação do Brasil”, argumentou o presidente da Cdeics.

Bosco Saraiva reiterou ao Jornal do Commercio que toda a bancada amazonense está empenhada em assumir posições estratégicas para defender a Zona Franca de Manaus. “Eu, juntamente com meu partido, sou defensor intransigente de nosso Polo Industrial de Manaus”, garantiu.

“Pilares hostis”

O deputado Marcelo Ramos (PR-AM), que não integra a Cdeics, diz que grande parte das comissões da casa legislativa devem convidar Paulo Guedes para tratar de assuntos relevantes ao Estado e ao país. Mas, o deputado avalia que dificilmente o ministro da Economia atenderá esses convites, pois deve priorizar a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), em virtude da prioridade do governo federal em aprovar a Reforma da Previdência no menor tempo possível. Trata-se da comissão mais importante da casa e da qual Ramos é membro titular.

“Não podemos ignorar que a política macroeconômica do Ministério é hostil à Zona Franca, por princípio, já que está baseada em dois pilares que a ferem de morte: a abertura comercial sem limites e a redução de incentivos. Enquanto as diretrizes forem essas, temos que estar atentos para reagir na hora certa e tentar demonstrar a importância do modelo para a Amazônia e o Brasil”, alertou.

Ramos também considera que um convite vindo da Cindra (Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia), da qual também é membro titular, seria estratégico para atrair o ministro da Economia para o debate.

“Medidas concretas”

Por enquanto, essa iniciativa ainda não está no horizonte da Comissão, que ontem apresentou requerimento convidando outro ministro para tratar de outra questão. A Cindra solicitou a presença do titular da pasta de Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, para explicar a retirada de tramitação do projeto de lei que criaria as universidades federais do Alto Solimões e Médio Amazonas (11.279/19).

Em relação ao convite a Paulo Guedes, a assessoria de imprensa do vice-presidente da Cindra, Sidney Leite (PSD-AM), disse ao Jornal do Commercio que um convite ao ministro da Economia ainda não está na pauta da Comissão. Acrescentou ainda que o deputado federal já reiterou que qualquer proposta que afete a ZFM terá que passar pelo Congresso, e que ele já reiterou que vai lutar em defesa da Zona Franca de Manaus e cobrar eventuais reparações do governo federal, mas apenas mediante medidas concretas.

Indagado pelo Jornal do Commercio sobre o assunto, o deputado Delegado Pablo (PSL) respondeu, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que já pautou, juntamente com os deputados amazonenses, uma reunião com o ministro para discutir as medidas que afetam a Zona Franca, entre outros temas. O encontro será com toda bancada do Amazonas e com Paulo Guedes e sua equipe e está confirmado para a próxima segunda-feira (25), às 18h.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House