CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Coluna do CIEAM

Wilson responde à Folha: “não existe gratuidade na ZFM”

  1. Principal
  2. Coluna do CIEAM

19/09/2018 11:19

Em artigo publicado no portal Amazonas Atual e Infomoney/Bloomberg deste sábado, sob o título“O descaso para com a Zona Franca de Manaus”, o economista Wilson Périco, presidente do CIEAM, responde às matérias publicadas no jornal Folha de São Paulo, desancando a economia do Amazonas. “Há um fundo de verdade pela metade em mais este ataque da Folha à economia do Amazonas.” E arremata que o Brasil não precisa, neste momento, é que tratemos nossos problemas com doses de veneno, desinformação proposital e zombaria, na suposição de que aqui, no Norte, estivéssemos mamando nas tetas da viúva de plantão. Não estamos. E finaliza seu primeiro esclarecimento com uma diferenciação fundamental. “Por outro lado, não fosse pela chamada da matéria ‘Obsoleta, a Zona Franca consome 24 bilhões de isenção fiscal’, a matéria publicada neste dia 13, que reproduz o chauvinismo de alguns articulistas e seus teclados alugados, retrata uma verdade: temos sido tratadoscomo Zona Franca. E não somos”.

A Folha já conhece os paradoxos e contradições federais no Amazonas

“Merece aplauso o clima de liberdade editorial da empresa, posto que sua redação e departamento comercial, depois de vivenciarem as verdadeiras questões de nossa economia, através de seguidas horas de esclarecimentos e debate com os enviados do CIEAM, não deveriam permitir intrigas não reticentes e insistentes. Elas afastam investidores e comprometem a reputação de quem dirige este modelo de acertos, vítima da gestão inepta de um país falido.” Em mais de uma oportunidade, desde que assumiu a entidade, em 2012, o presidente Wilson Périco determinou a criação de uma tribuna Amazonas em São Paulo, para esclarecer, aproximar e inserir o Amazonas no sumário da política industrial, tecnológica, ambiental e cultural do Brasil. E foi na Folha sua primeira visita às redações da mídia paulista.

Não há recurso público na ZFM

“É falso insinuar que há investimento público na Zona Franca de Manaus.Nenhum centavo. R$ 24 bilhões são “consumidos” dos cofres federais? Não são. É mentira. Se as empresas não tiverem contrapartida elas não deixam apenas Manaus. Elas deixam o Brasil, pois ninguém, de bom senso, suporta uma cangalha tributária tão abusiva. São Paulo não seria São Paulo, essa locomotiva pujante. E sem os incentivos, que começam em 1955, no governo JK, para a indústria automobilística, acabaria no Irajá. O problema não são os incentivos. Metade deles são, 49,9% consumidos exatamente por São Paulo. Sem prestação de contas. A Suframa consome 8% apenas, de todo bolo fiscal. E presta contas. Aliás, só ela presta contas. Além dos incentivos, aquele Estado consome – apesar de ser o mais desenvolvido do país – mais de 25% das verbas do BNDES, na média histórica. Ficar repetindo essa lenga-lenga não vale a pena, pois não é a verdade nem o espírito público que orientam as matérias produzidas por teclados encomendados. Resta saber quem pagará está conta que a difamação produz, afastando parceiros que poderiam engrossar o caldo de nossa planta industrial. Temos apenas 0,6% dos estabelecimentos industriais do Brasil. A planta paulista tem 30% das indústrias em seu quintal. Parece que é pouco, à vista da sordidez das campanhas contra a ZFM. Por outro lado, o descaso para com as vias do distrito industrial e a pouca infraestrutura logística, rematadas na matéria, tampouco nos ajudam a atrair novos investimentos e isso não é responsabilidade de outros, esse cuidado é, ou deveria ser, nosso, do município e do estado”.

Mais reais do que o Rei

“Como não evitar que as taxas de desemprego sejam maiores aqui, se o Amazonas não pode fabricar o que precisa? Se os técnicos do Sudeste, que compõem o GT-PPB, um grupo de burocratas que são mais reais do que o rei e mais legais do que a Lei, decide se licencia ou não o processo produtivo básico que permite a ZFM gerar mais emprego, renda e arrecadação. Sim, arrecadação, pois o Amazonas, mesmo com a fama de paraíso fiscal, é paraíso da Receita Federal. Aqui, recolhem 50% de todos os impostos da região Norte. E mais, no apurado da riqueza gerada, o Amazonas recolhe, diz a USP, a União confisca 54,42% do volume de recursos produzidos. Como sair do buraco que a reportagem da Folha descreve sem oferecer ao leitor referenciais de compreensão da tragédia? Ou o propósito é o de sempre? Eliminar o Amazonas da paisagem econômica do país, entregando-o ao narcotráfico e ao crime organizado? Os recursos confiscados – e ninguém define seu paradeiro – deveriam ser empregados em recursos humanos, segurança pública, infraestrutura da competitividade de nossa indústria. Não queremos aplausos, mas queremos respeito para trabalhar e proteger esta floresta que hidrata os reservatórios do Sudeste e nossos rios, que geram 60% da energia encarregado de alumiar a escuridão da capital paulista, incluindo a cegueira proposital de alguns de seus escribas.”


================================================================================

Esta Coluna é publicada às quartas, quintas e sextas-feiras, de responsabilidade do CIEAM. Editor responsável: Alfredo MR Lopes. cieam@cieam.com.br

Publicada no Jornal do Commercio do dia 19/09/2018

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House