CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Atividade econômica avança 0,47% em agosto, mostra BC

  1. Principal
  2. Notícias

17/10/2018

Notícia publicada pelo site Valor Econômico

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central (BC) registrou alta de 0,47% em agosto. O desempenho, medido pela série com ajuste sazonal, veio após aumento de 0,65% em julho (dado revisado de elevação de 0,57%).

O crescimento da atividade em agosto ficou acima das estimativas de economistas colhidas pelo Valor Data, de variação positiva de 0,28%, com projeções indo de recuo de 0,2% a aumento de 0,9%.

Na comparação com agosto de 2017, o IBC-Br apresentou elevação de 2,50%. No ano, o indicador acumula alta de 1,28% na comparação com o mesmo período de 2017. Nos 12 meses até agosto, o crescimento ficou em 1,50% na série sem ajuste.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que, em agosto, a produção industrial teve desempenho abaixo do esperado por analistas, com recuo de 0,3%, enquanto o volume de serviços prestados no país e as vendas no varejo surpreenderam positivamente, com altas de 1,2 % e 1,3%, respectivamente.

O IBC-Br é considerado um indicador antecedente do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado trimestralmente pelo IBGE, mas os dois índices têm diferenças metodológicas e conceituais.

De frequência mensal, o IBC-Br é calculado a partir de indicadores da produção dos três setores da economia -- agricultura, indústria e serviços. O PIB mede a soma dos bens e serviços produzidos no país tanto pela ótica da produção quanto pela ótica do consumo de famílias, empresas e governo. Os dados utilizados são mais abrangentes e desagregados do que os usados pelo BC.

No fim de setembro, o BC revisou sua projeção de crescimento do PIB em 2018, de 1,6% para 1,4%.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House