CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

PIM dá férias coletivas a quase 35 mil trabalhadores

  1. Principal
  2. Notícias

20/06/2018

Notícia divulgada pelo site Em Tempo Online

Entre 25 mil e 35 mil trabalhadores de quase 40 fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) já estão no período de férias coletivas. Praticamente metade das empresas dos setores de duas rodas, eletroeletrônicos e de plásticos anteciparam o tradicional intervalo do meio do ano – que geralmente acontece na última semana de junho e primeira de julho – para o início do mês.

No entanto, funcionários de algumas das gigantes, como é o caso da Samsung, devem iniciar as férias coletivas a partir da próxima segunda-feira (25). O presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Amazonas (Sindiplast), Francisco Brito, informou que as linhas de produção no PIM estão paradas.

“Três mil trabalhadores das fábricas do nosso setor estão em férias coletivas. É uma cadeia pois, com o grande índice de desemprego no país, as pessoas ficam sem dinheiro para comprar. Não há motivos para produzir se a mercadoria não vai ter venda”, afirmou. Ainda de acordo com o dirigente sindical, além do desemprego, fatores como a constante alta do dólar e, principalmente, a greve dos caminhoneiros, foram determinantes para antecipar o período de férias coletivas neste ano.

“Não é apenas um motivo isolado. As fábricas não estavam preparadas para tais acontecimentos”, observou. Na avaliação de Brito, a greve dos caminhoneiros antecipou as férias coletivas no PIM uma vez que as fábricas não tinham como produzir por estarem sem insumos.

Como a maioria delas não havia matéria-prima suficiente no estoque, a melhor opção, de acordo com o presidente do Sindiplast, foi antecipar as férias coletivas do fim para o início do mês de junho. Um dos setores que mais impulsiona o complexo industrial local, o de duas rodas, entrou em férias coletivas no último dia 11.

O retorno às atividades fabris está marcado para a próxima segunda-feira (25). A Moto Honda, por exemplo, deu intervalo em suas linhas de produção. Outro polo forte para parque fabril de Manaus é o de eletroeletrônicos. Fábricas como LG, por exemplo, também já deram intervalo em suas linhas de produção. “Mas outras devem iniciar as férias coletivas apenas na próxima segunda-feira, como é o caso da Samsung. A maioria das grandes empresas do setor de eletroeletrônicos só iniciarão as férias na próxima semana”, enfatizou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM), Valdemir Santana.

Efeito cascata

Para o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, a greve dos caminhoneiros, ocorrida na última semana de maio, foi o grande motivo para a antecipação das férias coletivas nas empresas do PIM. Segundo ele, a paralisação da categoria foi determinante por gerar uma série de impactos negativos para a fábricas do complexo industrial local.

Diferentes setores, de acordo com Azevedo, ficaram prejudicados. “Houve um desabastecimento geral em todo o país, de combustível, de insumos e até de alimentos. Comércio e indústria registraram prejuízos neste período da greve”, salientou. O executivo enfatizou, também, que o fato de grande parte dos serviços no Brasil dependerem do transporte de caminhões resulta em perdas.

“O estoque das empresas do PIM teve grandes danos, pois, além de não ter os insumos para produzir a tempo, também não podia entregar as mercadorias que estavam acabadas nos pátios das fábricas”, ponderou. As férias coletivas têm o objetivo de facilitar a gestão das empresas, por meio de negociações com os sindicatos e, em alguns casos, servem para aumentar as demissões. É um período a que todos os funcionários de determinada instituição têm direito simultaneamente.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House