CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Cinco pré-candidatos à Presidência da República já têm visitas marcadas a Manaus

  1. Principal
  2. Notícias

17/04/2018

Notícia publicada pelo Portal Acritica

Com a proximidade do período de convenções partidárias, os pré-candidatos à Presidência da República começam a abrir suas agendas de olho nos 1,2 milhão de votos dos amazonenses. É o caso dos candidatos Marina Silva (Rede), Manuela D’Ávila (PCdoB) e Levy Fidelix (PRTB) que desembarcam em Manaus entre os dias 20 e 21 deste mês. Ensaiam vir à capital no próximo mês, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o empresário Flávio Rocha que vai disputar a vaga para o Planalto pelo PRB.

A deputada federal gaúcha, Manuela D’Ávila (PCdoB) vai cumprir dois dias de compromissos na capital amazonense. No dia 20 participa de um seminário promovido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde será debatida a complexidade amazônica, na sequência fará visitas às empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM) e à noite faz o lançamento oficial de sua pré-candidatura em solenidade na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM). No dia seguinte faz reunião com a direção do partido e visita ao Encontro das Águas. “Ninguém que leve uma candidatura a sério pode prescindir de tentar um mínimo da região mais estratégica do planeta e que representa 65% do território nacional”, antecipa o presidente do diretório estadual da sigla, Eron Bezerra.

Lançamento

O porta-voz da Rede no Amazonas, Erick Nogueira informou que Marina Silva vem a Manaus no próximo dia 21 para o lançamento de sua pré-candidatura e apresentação de seus correligionários que vão disputar cargos eletivos no Estado. “Marina no Amazonas fortalece nossas candidaturas porque são candidaturas do povo, representantes da sociedade civil, dos movimentos sociais e ambientais, bandeiras de luta dela e de todos que fazem parte da sigla”, esclarece o porta-voz e reitera: “A vinda de Marina reforça seu compromisso com a Amazônia, e sua preocupação com o desenvolvimento do Estado de forma sustentável”.

Fidelix

Levy Fidelix, presidente do PRTB também vai marcar presença em Manaus nos dias 22 e 23 quando se lançará pré-candidato a presidente e concorrentes ao governo estadual, Senado e deputados federal e estadual. Quanto aos nomes, a assessoria de Fidelix avisa que só serão conhecidos na data do evento.

Em maio

Os representantes no Amazonas das pré-candidaturas de Ciro Gomes (PDT) e Flávio Rocha (PRB) adiantam que os políticos estão fechando suas agendas de visitas aos estados e que virão a Manaus em maio. Esse último tem previsão de estar no dia 25 em um fórum que vai lançar sua pretensão de concorrer ao cargo de presidente do Brasil. O presidente estadual do Partido Social Liberal (PSL), Ubirajara Rosses afirma que Jair Bolsonaro vira três vezes a Manaus durante a campanha presidencial, mas as datas só serão divulgadas após uma reunião em Brasília com os diretórios nacionais. O MDB ainda está organizando a agenda do ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles para uma possível passagem pelo Estado antes da eleições.

Doria, Bolsonaro e Meirelles

No final do ano passado, pelo menos três pré-candidatos à vaga de presidente estiveram em Manaus. A temporada começou pelo prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), que nas prévias do partido acabou cedendo a vaga para o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Depois veio à capital o agora ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (MDB), seguido do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL).

João Dória ministrou palestra sobre gestão eficiente a uma plateia de 300 pessoas, entre políticos e empresários. Meirelles (PSD) falou de economia brasileira e desafios futuros. Ambos os candidatos, à época, palestraram na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

O deputado federal Jair Bolsonaro, que aparece nas pesquisas de intenção de voto logo atrás do ex-presidente Lula, veio a Manaus em dezembro proferir palestra sobre “Potencialidades da Amazônia”. “Quero dar carta branca para o policial matar. Policial que não atira, atiram nele. Temos a obrigação de oferecer respaldo judicial para essas pessoas que protegem a gente e o patrimônio público. Um salva de palmas para a PM”, declarou ao chegar.

Participou da formatura dos alunos do ensino médio do Colégio Waldocke Lira, administrado pela Polícia Militar. À noite, viajou para o Município de Manacapuru. No final de 2015, quando recebeu a Medalha do Mérito Legislativo, ALE o deputado federal foi alvo de protestos de entidades defensoras dos direitos humanos.

Análise

Marcel Valin, Especialista em marketing político

Bolsonaro vai ser mais fácil de desconstruir

"No início da corrida eleitoral, nos tínhamos apenas dois candidatos buscando holofote: Lula e Bolsonaro. Um buscando o apoio popular para não ser condenado e o outro aproveitando o momento de descrença dos eleitores com a política para se lançar com a alcunha de candidato honesto.

Nesse "início de reta final" é o momento que cada político tem para fincar suas raízes, buscando fidelizar ainda mais os seus eleitores, e por que não atrair novos?

Eu acredito que o Bolsonaro vai ser o candidato mais fácil de desconstruir. A rejeição dele é enorme e o seu discurso afeta apenas algumas pessoas. Quem eu acredito que pode preencher a figura da esquerda é o Ciro Gomes, apesar da sua alta rejeição também. Acho que o Álvaro Dias, do Podemos, possa ser o candidato que mais cresça nesses meses até a eleição, substituindo a figura que foi do PSDB nas últimas eleições.

A Marina, entra ano e sai ano, e todos dizem: esse é o ano da Marina, essa é a grande chance dela, e sempre ela perde fôlego na reta final. Acredito que os votos do Lula vão se espalhar, a não ser que haja um processo de união da esquerda, que parece que finalmente está ganhando corpo. Vale ressaltar também que a tendência é que muito eleitores do Lula irão votar em branco."

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House