CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Amazônia é prioridade do Exército

  1. Principal
  2. Notícias

20/03/2018

Notícia publicada pelo Jornal do Commercio

O General de Exército Geraldo Antonio Miotto se despediu do CMA (Comando Militar da Amazônia) após dois anos, agora para comandar o CMS (Comando Militar do Sul). A passagem de comando para o General de Exército César Augusto Nardi de Souza ocorreu na noite de sexta-feira (16), contando com a presença de autoridades civis e militares.


Na ocasião, o comandante do Exército Brasileiro general Eduardo Villas Bôas fez um breve relato sobre o primeiro mês da intervenção no Rio de Janeiro, a situação na região de fronteira na Venezuela e a urgência na conclusão da rodovia BR-319 que é uma demanda essencial a ser atendida em prol da Amazônia e para a Segurança Nacional.

Com o sentimento de trabalho realizado, o general Miotto se despede do CMA para assumir o CMS (Comando Militar do Sul), considerado um dos maiores do país. "Foram dois anos de intenso trabalho, do Braço Forte e da Mão Amiga. Eu vou falar da mão amiga porque nós somos os protetores da fauna, da flora e do povo da Amazônia. Nossos pelotões, nossos hospitais, nossos médicos estão atuando em toda a fronteira. Lá em São Gabriel da Cachoeira 90% da população é atendida pelo Hospital Militar, Tabatinga da mesma forma", afirma.

Durante a passagem de comando, o general Miotto também agradeceu o apoio que recebeu de diversas entidades de classe amazonense durante o tempo que permaneceu no CMA. "Nós trabalhamos em conjunto com a Marinha, Força Aérea, os órgão de segurança do Estado, isso que é importante. Esse é o Exército Brasileiro. E, o braço forte que está coibindo o ilícito transnacional, o narcotráfico, o contrabando de armas e munições", agradeceu.

Segundo o general Miotto, só no mês de janeiro foram apreendidos 5.3 toneladas de skank, na calha dos rios Japurá e Içá. "Esse é o compromisso do Exército. A Nação nos paga para proteger o povo, para retirar essa droga de circulação que está impregnando de sangue nossas crianças, nossos jovens, nosso povo. E o trabalho vai continuar aqui e na tríplice fronteira no Sul do país. O Lago Itaipu é uma área muito sensível do descaminho, do ilícito e nós vamos atuar da mesma forma", garante.

A solenidade de passagem de comando contou com a participação de diversas autoridades civis e militares, com destaque para a presença do Comandante do Exército Brasileiro general Villas Bôas, do governador do Estado do Amazonas Amazonino Mendes e do prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto.

General Nardi enfatiza desafio


Para o novo comandante este será mais um desafio em sua carreira. "A simples manutenção da logística e o controle das nossas fronteira já é um grande desafio. Mas, vamos manter as mesmas metas que vinha traçando o general Miotto. Além disso, há a preocupação com a nossa família militar e também com as famílias de todos os habitantes das regiões remotas", pondera o general Nardi.


Durante o evento, o novo comandante do CMA reiterou que a maior dificuldade da função será manter os serviços de apoio já realizados pelo Exército Brasileiro na Amazônia, diante da complexa logística empregada. "Na Amazônia tudo é mais difícil pelas características da região. Então, nós só vamos manter os trabalhos já realizados pelo general Miotto, principalmente no que diz respeito às nossas fronteiras", assegura.

O general Nardi foi subchefe de operações da Chefia do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas no Ministério da Defesa e possui também diversas condecorações nacionais e três internacionais. Ele assume o comando do CMA no lugar do general Geraldo Antônio Miotto, que permaneceu no cargo por dois anos.
O novo comandante do Quartel-General do CMA (Comando Militar da Amazônia), General de Exército César Augusto Nardi de Souza assumiu, no dia 16 de março de 2018, o desafio de manter a soberania nacional nas faixas de fronteira que fazem limite com cinco países da Amazônia Ocidental, três deles conhecidos como os maiores produtores de coca.

Desafios que serão enfrentados com o apoio do Alto Comando do Exército Brasileiro e dos mais de 20 mil soldados que vestem a farda camuflada e que integram o CMA nos Estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre. A experiência como Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, em Brasília (DF), proporcionou profundo conhecimento das peculiaridades da região.

Villas Bôas defende obras na BR-319

O General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas é Comandante do Exército Brasileiro desde 5 de fevereiro de 2015. Segundo ele, a Amazônia é prioridade número um do Exército Brasileiro. "Primeiro pela quantidade de recursos naturais que ela abriga. Segundo, pela possibilidade que ela oferece de interligação e integração com todos os países sulamericanos. E terceiro, porque a Amazônia tem resposta para os maiores problemas da humanidade, qual sejam com a biodiversidade, meio ambiente, produção de alimentos, energia limpa e água", destaca.

O Comandante do Exército que também já atuou fortemente no CMA, ressaltou a importância da conclusão da rodovia BR-319 para interligar o Amazonas ao restante do país. "Não é sem tempo, imaginarmos Manaus não estar ligada ao restante do Brasil, seria a mesma coisa que por exemplo, Porto Alegre para onde vai o general Miotto, não estivesse ligado ao restante do Brasil. Então essa é uma demanda essencial a ser atendida em prol da nossa Amazônia e para a Segurança Nacional", alerta o general Villas Bôas.

Na oportunidade, o general Villas Bôas fez um breve balanço da intervenção no Rio de Janeiro, após a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista, na semana passada. O assassinato aumenta a importância da intervenção, porque esse é mais um crime de tantos milhares que afetam o dia a dia da população. E, portanto, é um trabalho extremamente detalhado e tem que ser amplo e profundo e de longo tempo para nós recuperarmos a percepção de segurança que a população brasileira precisa. Nós acreditamos que agora, no prosseguimento da intervenção os resultados começarão a surgir", explica.
Outra preocupação do Comandante do Exército Brasileiro é a situação dos venezuelanos que cruzam as fronteiras rumo ao Brasil, em busca de uma vida melhor. "Agora com esse problema que estamos vivendo com a Venezuela, fica bem clara a importância de nós estarmos presentes e vigilantes nas fronteiras", conclui o general Villas Bôas.

O prefeito de Manaus Arthur Neto, ao dar boas vindas ao novo comandante do CMA, destacou que sempre teve um bom relacionamento institucional e de amizade com os comandantes do CMA. Ele citou os generais Eduardo Villas Bôas, Guilherme Theophilo e Antônio Miotto, que antecederam, respectivamente, o atual comandante general César Augusto Nardi. "Foi uma sequência de ótimos comandantes militares da Amazônia e o general Nardi tem tudo para repetir essa cena. Desejo muita sorte a ele e também ao general Miotto em sua próxima missão", declarou.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House