19/02/2018
Notícia publicada pelo portal D24AM
A Prefeitura de Manaus disponibiliza, desde o último dia 15, um
novo portal de serviços ao contribuinte. O Manaus Atende amplia o
atendimento às empresas e aos cidadãos, centralizando em único portal os
serviços de órgãos licenciadores, como as secretarias municipais de Finanças,
Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Meio Ambiente e
Sustentabilidade (Semmas), Instituto Municipal de Planejamento Urbano
(Implurb) e do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus).
O novo sistema de integração é disponibilizado no site manausatende.manaus.am.gov.br.
“Estamos garantindo um grande avanço na modernização e desburocratização dos processos, com grande impacto no aumento da eciência e redução do tempo para atendimento às demandas do contribuinte, principalmente quem precisa resolver questões relacionadas ao licenciamento”, explica o secretário da Semef, Lourival Praia. Segundo o secretário, agora, todo o processo de abertura e regularização das empresas da capital cará “ainda mais célere”.
Dentre as vantagens que foram implementadas, o Sistema Tributário
Municipal (STM), que já existia há mais de 20 anos, foi completamente
renovado para a arrecadação municipal. Os serviços que antes eram feitos
somente de forma presencial, podem ser feitos on-line, possibilitando o
aumento dos serviços já existentes.
A principal novidade do Manaus Atende será o uso de Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (Slim), que integra todo o processo de licenciamento de empresas em ações de análise de viabilidade, registro empresarial e emissão das licenças concedidas por órgãos licenciadores. Quanto ao prossional autônomo, esse também encontrará facilidades no cadastro, alteração ou baixa do registro.
Para consolidar o novo conceito de serviços, a partir desta segunda-feira (19),
será ampliado também o atendimento do programa Manaus Atende, no
Shopping Philippe Daou, na zona leste, com orientação aos contribuintes para
o novo procedimento na abertura e regularização de empresas.