CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Economia brasileira fecha 2017 com crescimento de 1,04%, mostra BC

  1. Principal
  2. Notícias

19/02/2018

Notícia publicada pelo site Valor Econômico

A economia brasileira completou o quarto mês consecutivo de crescimento considerando a métrica do Banco Central (BC) e fechou 2017 com crescimento de 1,04%. Em dezembro, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou elevação de 1,41%, vindo de variação positiva de 0,3% em novembro (dado revisado de 0,49%).

Essa é a primeira variação positiva anual do IBC-Br desde 2013 e ajuda a reforçar o cenário de recuperação da atividade consolidado ao longo do ano. O desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) de 2017 será conhecido em 1º de março. O resultado do IBC-Br também pode estimular novas revisões para cima nas projeções de crescimento para 2018.

No quarto trimestre de 2017, em relação aos três meses anteriores, o indicador registrou alta de 1,26%. Em comparação com igual período de 2016, o crescimento foi de 2,56%. Ante dezembro de 2016, o índice tem alta de 2,14% na série sem ajuste.

O resultado do mês ficou acima da média dos prognósticos feitos pelas 17 instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data, que sugeria crescimento de 1,1%.

O comportamento do indicador no mês de dezembro foi influenciado pela alta de 2,8% da produção industrial, retração de 1,5% do varejo e crescimento de 1,3% do volume de serviços. No ano, a produção industrial e o varejo cresceram 2,5% e 2%, respectivamente, enquanto o volume de serviços caiu 2,8%.

Para 2017, o mercado trabalha com um crescimento de 1,01% do PIB. O Ministério da Fazenda projeta 1,1%, e o BC estima alta de 1%. Para 2018, a mediana do Focus mostra avanço de 2,8%, a Fazenda espera 3%, e o BC trabalha com 2,6%.

Na média móvel trimestral, indicador utilizado para captar tendência, o IBCBr, sem ajuste, sobe 0,25 em dezembro após dois meses em baixa. Na série com ajuste, há alta de 0,71% em dezembro, após avanço de 0,37% em outubro, completando sete meses de variação positiva.

Embora seja anunciado como "PIB do BC", o IBC-Br tem metodologia de cálculo distinta das contas nacionais calculadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços). A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE, por sua vez, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House