CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Maiores obstáculos para a indústria 4.0 no Brasil são conectividade e mão de obra

  1. Principal
  2. Notícias

15/12/2017

Notícia publicada pelo site TI Rio

O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) apresentou ontem, 14, um ‘plano para a manufatura avançada’ no Brasil. Esse plano faz um diagnóstico dos pontos fortes e fracos do Brasil almejando o aumento da produtividade. O destaque negativo fica a cargo das dificuldades em conectividade e qualificação de mão de obra como os maiores obstáculos a serem superados. O documento aponta ainda que “as maiores preocupações estão no acesso a infraestruturas tecnológicas e educacionais e deficiências na infraestrutura de banda larga”.

O destaque positivo vai para a base de conhecimento nacional em software, disparado como o segmento com maior capacidade de contribuir com o aumento da produtividade, além de soluções de automação. “As empresas entendem que existe uma base de conhecimentos em software, soluções de automação e plataformas de tecnologias capazes de dar suporte a áreas tecnológicas deficientes.”

Para o ministro Gilberto Kassab, “esse plano é a contribuição do governo brasileiro para a indústria, para que possa contar com apoio para desenvolver os trabalhos e uma forma de disponibilizar ferramentas aos nossos empreendedores”. O secretário de desenvolvimento tecnológico e inovação, Álvaro Prata, afirma que “o objetivo é criar condições para que as empresas brasileiras possam acessar e usufruir o suporte à ciência, tecnologia e inovação, a partir de cadeias produtivas de setores estratégicos”.

Texto com informações do Convergência Digital

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House