CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Nº de contratação no Polo Industrial de Manaus tem leve alta e chega a 18 mil

  1. Principal
  2. Notícias

12/12/2017

Notícia publicada pelo G1 Amazonas

Indicadores analisados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) apontaram um leve crescimento no número de contratações no Polo Industrial de Manaus. De janeiro até agosto deste ano, foram 18.225 contratações no setor contra 17.450 demissões. O número representa 775 pessoas a mais empregadas.

O destaque foi o setor de eletroeletrônicos, que criou 2.668 vagas, um aumento de mais de 8% se comparado ao ano de 2016.

Empregos PIM

PeríodoNº de ContrataçõesNº de Demissões
Janeiro a agosto de 201718.22517.450

Fonte: Suframa

O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Afrânio Barão, diz que o pequeno crescimento não é permanente. Segundo ele, as vagas foram preenchidas por trabalhadores temporários.

"É preciso deixar claro que essas vagas são para temporários. Ainda não existe uma coisa certa. Não sabemos como vai virar o ano de 2018. Não se tem ainda essa visão", observou.

O presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas, Wilson Périco, afirma, no entanto, que os indicadores sinalizam melhora.

"Não é uma recuperação, não é uma retomada, [mas] deixamos de piorar e isso já é um grande sinal. Agora, é aguardar o que a política do país vai apontar para que a gente possa ter um reflexo na economia", disse.

No mês de setembro, por exemplo, foram 86.990 trabalhadores empregados – entre diretos, temporários e terceirizados –, número que representa a melhor marca desde novembro do ano passado (87.884 trabalhadores). Com o resultado apurado em setembro, a média mensal de mão de obra do PIM em 2017 está fixada em 85.380 trabalhadores.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House