CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Auditores fiscais garantem que paralisação parcial não prejudica sociedade

  1. Principal
  2. Notícias

17/11/2017

Notícia publicada pelo Portal Em Tempo

Os auditores fiscais e analistas tributários da Receita Federal no Amazonas garantiram que a mobilização que paralisa parte do efetivo por tempo indeterminado não vai prejudicar a população. A greve iniciou nesta terça (14) e já teve o efetivo imediato no complexo aeroportuário Eduardo Gomes e no Porto de Manaus, de acordo com o Sindifisco-AM (Sindicato dos dos Auditores Fiscais da Receita Federal no Amazonas).

A mobilização foi iniciada em razão de um acordo assinado com o governo em março de 2016, mas que segundo a categoria não foi cumprido totalmente. “Agora não temos nenhuma reivindicação específica. Não estamos pedindo nada de novo, apenas que seja cumprido o acordo que está emperrado no Ministério do Planejamento “, explicou o vice-presidente do Sindifisco-AM, André da Costa.

Costa disse que os servidores das unidades aduaneiras já estavam fazendo o mínimo obrigatório nos despachos. “Já sabemos que o aeroporto, a alfândega, o Chibatão e os Superterminais já estão parados”, informou Costa.

Ainda na segunda-feira (13) foi realizada uma reunião entre o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, mas ela foi inconclusiva para o problema. Rachid, agora, deve se reunir com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, para tentar resolver o impasse. “O governo está dando sinalização que talvez deva resolver a situação até o final desse mês. Hoje, a causa está principalmente na mão do Dyogo (Oliveira)”, completou o vice-presidente do Sindifisco-AM.

Acordo

O acordo assinado em 2016 instituiu o mando de produtividade, pelo qual os servidores da Receita Federal receberam de acordo com o cumprimento de metas. Caso as metas não fossem cumpridas, os servidores não receberiam o acordado.

“O governo já cumpriu o acordo com a Polícia Federal e a Advocacia Geral da União,e nós não sabemos porque não querem cumprir com a Receita Federal”, finalizou André da Costa.

O Ministério do Planejamento informou ao EM TEMPO que os “reajustes salariais acordados com as categorias de servidores do Executivo, que optaram pelo pagamento escalonado dos novos índices serão cumpridos. Apenas será postergada para 2019 a data de efetivação da medida. Sobre a movimentação dos sindicalistas este Ministério não se manifesta”.



Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House